COMO A PNL PODE MELHORAR NOSSA COMUNICAÇÃO

Você já se deparou com uma situação onde, após ter dito algo a alguém, você percebeu que poderia ter se comunicado melhor? Que a forma como falou não atingiu o objetivo esperado? Que às vezes pequenos ajustes podem fazer toda a diferença?

Então, leia até o final, pois podemos lhe ajudar. Você perceberá o quanto a PNL pode melhorar a sua comunicação e como isso impactará positivamente seus resultados!

Inicialmente, devemos tomar consciência de que estamos nos comunicando o tempo todo. Seja com familiares, colegas de trabalho, de estudos, amigos ou clientes, estamos a todo momento vendendo ou disseminando uma ideia. Então, utilizar essa ferramenta de forma mais assertiva irá resultar em melhores diálogos, melhores apresentações, melhores vendas, concorda?

Mas também precisamos perceber que não estamos nos comunicando somente com outras pessoas, estamos também, queiramos ou não, nos comunicando conosco mesmos! Sim, isso mesmo! Todos nós temos aquela “vozinha” interior que fala conosco desde a hora que acordamos até quando vamos dormir (ou até mesmo quando estamos dormindo). Nesse momento, você pode estar dizendo “Ufa, ainda bem que não sou o único!” Não, não é. Isso acontece com todas as pessoas.

Portanto, a primeira coisa que temos que compreender em relação à comunicação é que ela pode ser dividida em interpessoal e intrapessoal. A primeira é quando estamos nos comunicando com outras pessoas e a segunda, quando estamos tendo um diálogo interno, esse, por sua vez, trata-se dessa comunicação interna que temos todos os dias. Às vezes ela é mais alta, às vezes mais baixa. Às vezes ela nos controla, às vezes a controlamos.

Isso faz toda diferença, já que aprender a dominar essa voz interior é o grande lance que pode lhe levar a patamares mais elevados!

A Programação Neurolinguística é uma estrutura que organiza como formamos nossos pensamentos, como nos relacionamos com eles e como reagimos ao mundo exterior. Possui técnicas que podem proporcionar uma comunicação muito mais efetiva. Programação, como o nome já diz, relaciona-se ao fato de termos uma programação mental. Então, se trabalharmos nossa programação para que seja focada para o sucesso, nossa comunicação também será nesse sentido. Neuro vem de cérebro e, linguística, de linguagem. Ou seja, podemos reprogramar nossa mente através da linguagem. Fazendo isso, passamos a ter uma comunicação muito mais assertiva, o que nos coloca mais próximos a resultados desejados.

Importante também ressaltar que as palavras representam tão somente 7% da nossa comunicação. Sabendo disso, perceberá que saber apenas o conteúdo não basta, já que o seu tom de voz representa outros enormes 38% da comunicação. E mais importante ainda, 55% da comunicação vem da sua linguagem não verbal, ou seja, como você se expressa com seu corpo diz mais do que as palavras que está falando.

A PNL nos ensina também que as pessoas reagem ao mundo de acordo com as suas representações internas daquilo que estão experienciando. Essas representações, podem se manifestar de algumas formas: visuais, auditivas e/ou cinestésicas. As representações visuais são aquelas que se manifestam através de imagens na mente da pessoa, as auditivas por meio de sons e as cinestésicas em forma de sensações corporais.

Ter isso em mente é de suma importância, pois você passa a notar que essas representações, bem como a própria comunicação, nem sempre são fidedignas à realidade, já que elas podem divergir desta através de: omissão, generalização e/ou distorção. 

De uma forma muito simples, podemos dizer que há uma omissão na comunicação quando deixamos de ressaltar algo importante no contexto para que a outra pessoa entenda exatamente o que precisa entender. Da mesma forma, podemos generalizar alguma situação, como se todas as outras seguissem o mesmo padrão, quando, na verdade, não o fazem. Já uma comunicação distorcida é aquela que deforma, desvirtua, o sentido real da conversa. O mesmo acontece para as representações internas, que podem omitir, generalizar ou distorcer algo.

Quando tomamos consciência disso, conseguimos nos comunicar de uma forma que expresse exatamente o que desejamos, facilitando com que o interlocutor também compreenda exatamente o que estamos querendo dizer.

Com isso, estabelecer uma empatia se torna algo muito mais fácil. A PNL chama isso de Rapport, ou seja, criar uma sinergia entre comunicador e seu interlocutor, seja através da sua linguagem corporal, ou ainda, uma conexão de linguagem, ao se comunicar pelo mesmo canal representativo utilizado pela pessoa, que, como vimos, pode ser visual, auditivo ou cinestésico.

Criar familiaridade com todos esses componentes reunidos lhe proporcionará entender muito melhor o outro e se fazer melhor compreendido também, seja nas suas relações sociais, familiares e/ou de trabalho. Entretanto, o mais importante é perceber que isso tudo não ocorre somente com você, mas também com as pessoas que você está se comunicando!

Além disso, ao dominar as técnicas da PNL, você conseguirá controlar de forma mais eficaz os seus estados internos, que são seus estados psicológicos somados aos seus estados fisiológicos em um determinado momento. Deste modo, conseguirá se colocar em condições mais favoráveis internamente antes de entrar para uma apresentação, uma reunião ou alguma outra situação importante onde precise se comunicar mais efetivamente.

Dominando essas técnicas, você estabelecerá uma empatia muito maior com as pessoas à sua volta e, assim, suas chances de atingir os resultados por você desejados aumentarāo consideravelmente!

Se você deseja saber mais sobre PNL, acompanhe nossos canais e venha participar dos nossos cursos práticos, onde Treinadores altamente qualificados poderão lhe proporcionar métodos cientificamente comprovados de comunicação efetiva!

Sucesso a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu